Quinta de Vargellas Quinta de Vargellas Geral

Quinta de Vargellas

A Quinta de Vargellas ocupa um lugar de destaque entre as quintas do Douro. Localizada no Douro Superior, a zona mais oriental e remota da Região Demarcada, e é considerada como a fonte dos melhores vinhos do Porto desde 1820. Hoje figura entre as grandes vinhas do mundo.

Os vinhos elegantes e subtilmente constituídos de Vargellas destacam-se pela sua fruta complexa, pela sua inconfundível dimensão perfumada e pelos seus taninos firmes e bem integrados. Estas características são claramente mais percetíveis nos vinhos do Porto Vintage "single quinta”, com o seu característico aroma de violeta. Contudo, em anos declarados, estas também ajudam a definir a personalidade dos Portos Vintage clássicos Taylor´s, nos quais os melhores vinhos de Vargellas são loteados com os da Quinta de Terra Feita, e também, nos últimos anos, com os da Quinta do Junco.

No entanto, o vinho que representa a quintessência do terroir de Vargellas é o raro vinho do Porto Vintage Quinta de Vargellas Vinha Velha, produzido em quantidades muito pequenas, a partir das videiras mais antigas na propriedade.

O traçado original da Quinta de Vargellas forma um vasto anfiteatro orientado a norte de vinhas em socalcos que se elevam acima do rio Douro. Embutidas no seu centro estão a casa e a adega, bem como a estação ferroviária que serve a propriedade. Nas encostas íngremes a oeste da adega erguem-se muros de pedra dos socalcos mais antigos existentes na propriedade, os quais formam a chamada "vinha velha”. Ao longo de um desses antigos socalcos corre uma das duas estradas estreitas que levam até à propriedade. É a partir deste miradouro que os visitantes que aqui chegam por estrada têm o seu primeiro vislumbre da propriedade.

A jusante da construção original da propriedade encontra-se um magnífico segundo semicírculo corrido de vinhas. Esta é a recém-plantada vinha de São Xisto onde foi empregue a técnica de "vinha ao alto” ou plantação em bardos perpendiculares. As duas partes da propriedade são separadas por um promontório projetado para o rio e coroado por uma estrutura em forma de pagode conhecida como o "Ruby Folly”, construída para marcar o 40º aniversário de casamento (bodas de rubi) do presidente da empresa, Alistair Robertson, e da sua mulher Gillyane.
Single Quinta mais {+}
Quinta de Vargellas 2008
Cor de tinta preta com vívida auréola púrpura. Nariz compacto e estilizado, com intensos aromas de groselha preta e bagas silvestres. {+}
Vinha Velha mais {+}
Vargellas Vinha Velha 2007
Nariz intenso e penetrante de fruta negra, chocolate preto e alcaçuz, com grande profundidade e concentração. Ler mais... {+}
Outros produtos mais {+}
Azeite da Quinta de Vargellas
Além de ser produtora de vinho do Porto Vintage excecional, a Quinta de Vargellas é também a fonte de um dos melhores azeites do Douro. Ler mais... {+}
Taylor's