Lodges & Cellars Lodges & Cellars

Caves e Armazens

As caves Taylor’s situam-se no coração da zona histórica de Vila Nova de Gaia, atravessando o rio desde o centro histórico da cidade do Porto. As caves albergam a maior parte das grandes reservas de vinho do Porto envelhecidos em madeira da empresa, bem como as suas garrafeiras de vinho do Porto Vintage. As caves são armazéns longos, frescos e escuros, com as suas grossas paredes de granito e tetos altos que ajudam a manter o calor bem como uma temperatura uniforme durante todo o ano. Isso garante que os vinhos envelheçam lentamente e que gradualmente adquiram os sublimes e complexos sabores e aromas da maturidade.

Os vinhos que estão nas caves envelhecem em cascos ou em cubas. Os cascos são barris de carvalho, previamente avinhados, com uma capacidade de cerca de 630 litros de vinho. Estes são usados ​​principalmente para envelhecer os vinhos do Porto Tawny, especialmente os macios e melosos Tawny 10, 20, 30 e 40 anos de que a Taylor’s é o principal produtor. O envelhecimento em casco incentiva o contato entre o vinho e a madeira e intensifica o processo de envelhecimento. Por tanto, os aromas ricos e complexos da maturidade, tais como notas de butterscotch, nozes e de madeira de carvalho fino, se desenvolvem mais rapidamente num casco.

As cubas de carvalho normalmente têm uma capacidade mínima de 20.000 litros de vinho. Nestes impressionantes recipientes, há menos contacto entre o vinho do Porto e a madeira. Este método de envelhecimento é, portanto, utilizado principalmente para os estilos mais frutados de vinho do Porto, onde o envelhecimento em madeira se destina a dar a suavidade e um grau de complexidade, mas permite ao vinho reter a sua estrutura jovem e fresca. Os vinhos como o Taylor’s First Estate Reserva ou os LBV são envelhecidos em cubas.

Os milhares de recipientes de madeira nas caves da Taylor’s são cuidados por uma equipa de tanoeiros especialistas cujo trabalho é cuidar e manter os cascos e as cubas e fazer novos, se necessário.

Enquanto o vinho do Porto estagia em madeira, uma pequena porção é perdida cada ano para a evaporação. A parte que evapora - conhecida em inglês como "angel´s share" (quota de anjo)- é composta de humidade e álcool. Como resultado, os componentes aromáticos que permanecem no vinho tornam-se gradualmente mais concentrados à medida que o vinho envelhece. Isso explica, em parte, os sabores muito ricos e concentrados que podem ser encontrados nos vinhos do Porto Tawny mais velhos. A evaporação do álcool faz com que se desenvolva o fungo preto da "angel´s share”, Baudoinia compniacensis, sobre as telhas das caves, tornando mais fácil ver do ar onde o vinho está armazenado.

Abaixo das caves, estão os túneis que abrigam as garrafeiras do vinho do Porto Vintage. Aqui, os Portos Vintage envelhecem em garrafa, em posição horizontal para manter as rolhas húmidas. Quando chega a hora de lançá-las ao mercado, as garrafas são retiradas da garrafeira para serem rotuladas e colocadas em caixas de madeira.

As caves Taylor’s em Vila Nova de Gaia podem ser visitadas durante todo o ano. A visita pode ser ainda mais agradável com um almoço no restaurante Barão Fladgate ao lado das caves ou com uma estadia no The Yeatman, o hotel vínico de luxo, localizado a poucos passos do outro lado da estrada.

Em tempos idos quase todos os vinhos do Porto eram trazidos rio abaixo desde o Vale do Douro para as caves em Vila Nova de Gaia na primavera seguinte às vindimas. Isto era para evitar a exposição do vinho ao calor do verão seco do Douro, que faria com que o vinho envelhecesse rapidamente demais e desenvolvesse os sabores característicos ​​conhecidos como "cozido do Douro ". Hoje em dia, com as modernas técnicas de isolamento dos edifícios e de humidificação do ar, é possível replicar o local fresco e húmido de Vila Nova de Gaia no Douro. Isso tem sido alcançado com sucesso nas modernas caves de envelhecimento da Quinta da Nogueira, onde alguns vinhos do Porto Taylor’s são agora envelhecidos. Estes armazéns isolados estão localizados no ventoso planalto perto da cidade de São João da Pesqueira e o meio ambiente é mantido fresco e húmido por aspersão de pequenas partículas de água no ar através de jatos equipados nas paredes interiores dos edifícios.

Faça a Sua Reserva! mais {+}
Visite as caves
Vinho do Porto mais {+}
Tawny 20 Anos
No Tawny 20 Anos, a fruta tornou-se ainda mais macia do que no tawny 10 Anos, e os aromas de especiarias e frutos secos criados pelo envelhecimento ficaram mais poderosos e intensos. {+}
Envelhecimento mais {+}
O Que é o Tawny?
Vinhos do Porto Tawny, ricos e complexos, que envelhecem por períodos mais longos em cascos de carvalho, cujos deliciosos aromas de noz, de epeciarias e madeira de carvalho. {+}
Vinho do Porto mais {+}
Como é feito?
Cada ano, em meados de setembro, as uvas são colhidas à mão das quintas no Vale do Douro. Saiba mais sobre como é feito o vinho do Porto. {+}
As Vinhas mais {+}
Quinta de Vargellas
A Quinta de Vargellas ocupa um lugar de destaque entre as quintas do Douro {+}
Quinta de Vargellas
Taylor's