Copo de Porto e Acessórios Copos de Porto e Acessórios

Copos e Acessórios

O tipo de copo correto

Nos últimos anos tem havido uma explosão no mercado de copos para vinho de diferentes formatos, todos a manifestarem a sua capacidade de oferecer a mais incrível das experiências vínicas através da sua forma e design. Só podemos estar agradecidos, pois isto permite-nos dizer adeus ao copo do tamanho de um dedal tão frequentemente utilizado e que tem sido a desgraça do vinho do Porto através dos tempos.
Não pense que tem que gastar uma fortuna nos seus copos para vinho do Porto. Use sim um copo de proporções adequadas, de vidro de boa qualidade. Isto permitirá apreciar corretamente os poderosos aromas e sabores que o vinho do Porto oferece. Com certeza não irá beber um bom Borgonha branco num copo minúsculo. Então porque fazer isso com um bom vinho do Porto? Não abafe o vinho, mas realce-o proporcionando-lhe o copo correto.

Um bom saca-rolhas

Nem todos os estilos de vinho do Porto são vedados com uma rolha cilíndrica. Alguns estilos de vinho do Porto, como os Tawnies envelhecidos em madeira ou os Late Bottled Vintage, levam uma rolha com topo de plástico, a qual permite ser colocada e retirada à mão de forma fácil. Todos os vinhos do Porto Vintage são selados com uma rolha de cortiça natural e, portanto, precisam de ser abertos cuidadosamente com um bom saca-rolhas.

Existem diferentes estilos de saca-rolhas, desde o clássico saca-rolhas "sommelier” de duplo impulso comummente usado na restauração, até aos modelos de contrarrosca da Screwpull  ou ainda os saca-rolhas tipo "Rabbit”. 
O segredo para abrir uma garrafa de Porto Vintage não está simplesmente no saca-rolhas, mas na forma como a garrafa deve ser aberta. Não abra a garrafa à presa. Vá soltando a rolha delicadamente, retirando-a da forma mais limpa e suavemente possível. Não se preocupe se a rolha partir ou mesmo despedaçar. Isto não irá afetar o sabor do vinho e qualquer resto de cortiça que tiver caído no vinho do Porto poderá ser removido utilizando um funil na altura em que o vinho for decantado.

Um funil

O uso de um funil para vinho durante a decantação permite não só evitar que qualquer resto de cortiça ou sedimento passe para o seu decantador como também promove a oxigenação do vinho, libertando todos os sabores do vinho e assegurando uma experiência vínica total. Se não tiver um funil, uma mão firme ou um pano de musselina poderão ser boas alternativas para conseguir o objetivo final.

Tenazes 

As tenazes são pinças de metal, feitas normalmente de ferro fundido, que têm uma argola na ponta e cabos de madeira. A argola permite rodear o gargalo da garrafa de vinho do Porto. Um vinho do Porto Vintage que foi corretamente armazenado pode durar décadas ou mesmo séculos. Em garrafas muito antigas como essas, pode ser difícil retirar a rolhas sem que esta se desfaça. O propósito da tenaz é permitir retirar o gargalo da garrafa inteiro, sem que seja necessário remover a rolha. Deste modo, o serviço do vinho do Porto pode continuar de forma fácil e limpa. A tenaz é um acessório interessante de se ter, mas de nenhuma maneira essencial.

Decanter

Ao longo da história, os decanters têm desempenhado um papel importante no serviço do vinho. Sem dúvida alguma, esse papel tem sido fundamental no serviço do vinho do Porto Vintage. Existem diferentes formas e tamanhos de decanters, sendo os mais famosos os de pescoço comprido e base larga, e os mais raros os chamados "Hoggit”, de base redonda e que só ficam em pé quando pousados numa base própria, geralmente de madeira. Quando utilizar o seu decanter, verifique que está perfeitamente limpo e que não contém resíduos de detergente.

Vinho do Porto mais {+}
Late Bottled Vintage
O LBV foi desenvolvido como uma alternativa de alta qualidade do Porto Vintage. A ideia foi criar um vinho mais acessível e para o consumo imediato, que pudesse ser bebido no dia-a-dia. Ler mais... {+}
Vinho do Porto mais {+}
Tawny 10 Anos
Opulento e elegante, combina delicadas notas de madeira com ricos aromas de fruta madura, sendo engarrafado para o consumo imediato. {+}
Tradição mais {+}
Conhece este homem?
Ao dizer o seu nome à mesa do jantar vai garantir que o vinho do Porto chegue a si. Sabe porque? {+}
Single Quinta mais {+}
Quinta de Vargellas 2008
Cor de tinta preta com vívida auréola púrpura. Nariz compacto e estilizado, com intensos aromas de groselha preta e bagas silvestres. {+}
Taylor's