Garrafa de vinho do Porto Taylor's Late Bottled Vintage 2013

Late Bottled VintageLate Bottled Vintage 2013

A Taylor’s foi pioneira na categoria LBV, a qual foi desenvolvida para satisfazer a procura de um vinho de elevada qualidade e pronto a beber, que funcionasse como uma alternativa ao porto vintage, para o consumo do dia-a-dia. Contrariamente ao porto vintage, que é engarrafado após dois anos em madeira e que envelhece na garrafa, o LBV é engarrafado somente após quatro a seis anos, estando já pronto a beber. A Taylor’s continua a liderar a categoria de porto LBV no mundo inteiro, apesar de muitas outras casas também produzirem actualmente um LBV.

Os vinhos utilizados para fazer o lote do Taylor´s LBV são escolhidos de entre os melhores e mais encorpados vinhos do porto tintos produzidos na colheita de 2013, provenientes das vinhas da Taylor´s e de outras quintas reputadas, situadas nas zonas do Cima Corgo e Douro Superior.



Notas sobre o Ano Vitícola e a Vindima
O inverno precedente foi muito pluvioso, com a precipitação no Pinhão 30% acima da média. As reservas de água no solo ficaram repletas depois das áridas condições de 2012. Em contraste à intensa precipitação no início do ano, a época de crescimento foi seca com apenas 100mm de chuva entre abril e agosto. Como resultado as vinhas estavam praticamente livres de qualquer doença.

O início da fase de crescimento foi relativamente fresco conduzindo a um lento crescimento e a um tardio pintor, à volta do 15 de Julho. Julho e agosto registaram algumas temperaturas muito altas que aceleraram o ciclo e encorajaram a maturação da colheita. Julho foi o mês mais quente, com uma temperatura média acima dos 26°C, e nos dois meses de julho e agosto houve 11 dias em que a temperatura excedeu os 40°C.

O tempo quente estendeu-se até setembro mas alguma chuva no início do mês ajudou a refinar a maturação. A vindima começou no dia 18 de Setembro. A vindima decorria sob condições excelentes até 27 de setembro quando começou a chover fortemente. Felizmente as melhores uvas já estavam a salvo e produziram mostos profundamente retintos e aromáticos.

NOTAS DE PROVA

Cor roxa profunda. Nariz aromático pungente de bagas negras, cereja preta e ameixa, alguns aromas de ervas balsâmicas e notas de madeira exótica. Bouquet com uma fantástica e muito limpa frescura. O paladar é redondo, suave e bem equilibrado. Sabores de groselha, framboesa e mirtilo em abundância, com deliciosas notas de alcaçuz preto, violetas e arrebatadoras especiarias. No verdadeiro estilo da Taylor’s, este vinho é muito bem estruturado com grandes e firmes taninos que sustentam e agregam o vinho, elegantemente. O final é maravilhosamente longo com notas de cacau.

AVALIAÇÕES

Na boca é sedoso e quente; apresenta notas de alcaçuz preto fundido, bolo inglês e ganache, mantendo a dominante no núcleo carnudo de sabores...

Pontuação: 91
01-03-2018 James Molesworth, Wine Spectator

NOTÍCIAS E EVENTOSNotícias e Eventos

Rock In Rio Lisboa: Taylor's Chip Dry & Tonic é o Portonic Oficial

A Taylor’s associa-se pela primeira vez ao Rock in Rio Lisboa e tem uma das suas mais recentes inovações – o Taylor's...

VER MAIS

Comprar Vinho do PortoMundialmente

Onde comprar Vinho do Porto
PROCURAR

Newsletter

Subscreva à nossa newsletter para receber ofertas exclusivas e as últimas notícias.