Decantação
Este vinho encontra-se pronto a ser consumido e não precisa de ser decantado.
Selecione um ano
Decantação
Este vinho encontra-se pronto a ser consumido e não precisa de ser decantado.
Como Guardar
A garrafa deve ser mantida de pé, protegida da luz e do calor.
Temperatura de Serviço
Servir ligeiramente fresco, idealmente a uma temperatura entre 12º e 16ºC.
Pratos sugeridos
Acompanha de forma sublime muitas sobremesas. Combina muito bem com sabores de figos, amêndoas e caramelo. É igualmente excelente para acompanhar um leite-creme ou uma taça de morangos. Também pode ser apreciado sozinho, no final da refeição ou com nozes e outros frutos secos.
Selecione um ano
Sobre o Vinho
De entre todas as casas produtoras de vinho do Porto a Taylor’s é a que detém uma das maiores e mais antigas reservas de vinhos do Porto envelhecidos em madeira. Nestas reservas está incluída uma selecção muito rara de vinhos do Porto Single Harvest. Estes vinhos do Porto provêm de um único ano e atingem a sua maturidade em cascos de carvalho, exibindo o ano da colheita no seu rótulo. A Taylor’s decidiu fazer anualmente o lançamento de uma edição limitada de um vinho do Porto Single Harvest com 50 anos. O décimo lançamento desta série é o Taylor’s Single Harvest de 1976.
Ano Vitivinícola e Vindima de 1976
Um inverno excepcionalmente seco foi seguido por um verão quente, com condições que beiravam a seca. Nascentes e poços que sempre forneceram água secaram pela primeira vez na memória viva. Não houve um inverno verdadeiramente chuvoso desde 1972, e a seca prolongada começou a afetar as videiras, com algumas das plantas mais velhas não conseguindo sobreviver ao verão. A chuva finalmente chegou no final de agosto, e setembro foi fresco, com chuvas leves. A vindima começou a 23 de setembro, com cachos totalmente maduros e sem qualquer doença. Os níveis de açúcar estavam elevados tanto no Douro Superior como no Douro Inferior, enquanto as temperaturas mais frescas favoreceram fermentações lentas e constantes. No entanto, os rendimentos foram mais de 30% inferiores aos do ano passado devido à seca. A 29 de setembro, a chuva persistente provocou alguma podridão, especialmente no Douro Inferior.
Notas de Prova
Cor brilhante e acobreada, esbatendo para um âmbar suave na borda. O nariz é sedutor, com aromas ricos de pão de gengibre, madressilva, laranja de Sevilha, maçapão e caramelo macio. O paladar suave e sedutor atrai-o para o copo e os seus sentidos são atingidos por uma explosão de rum e passas, frutas cítricas suaves, goiaba, um toque de ananás grelhado, combinando-se com delicados sabores de caramelo e mel. Um final muito preciso, firme e elegante, com uma bela acidez crocante e um final prolongado.
Todos os anos
Single Harvest