Quinta de Vargellas Quinta de Vargellas
Os antigos socalcos da Vinha Velha representam a parte original da propriedade de Vargellas e contêm, como o próprio nome indica, as suas vinhas mais velhas. Eles foram classificados como Património Mundial e constituem uma das mais impressionantes vinhas históricas da região do Douro, bem como a fonte de um dos mais raros e mais procurados de todos os vinhos do Porto Vintage.

A Vinha Velha é composta de cinco parcelas individuais e distintas localizadas acima e a oeste dos edifícios da propriedade. Estas são: Polverinho, Gricha, Renova do Depósito, Renova do Armazém e Vinha Grande. Estes antigos socalcos, alguns com muros construídos há dois séculos atrás, contêm vinhas muito velhas, muitas das quais têm agora mais de 100 anos. Com a exceção do Polverinho, que contém socalcos de casta única plantados por Dick Yeatman em 1927, a Velha Vinha contém plantações de diferentes castas tradicionais misturadas, algumas das quais são raramente plantadas nos dias de hoje. Neste sentido, a Vinha Velha representa um pedaço da história vitícola, com a sua mistura peculiar e aparentemente aleatória de diferentes tipos de videira autóctones em contraste com o caráter ordenado e controlado de vinhas modernas.

Ocasionalmente, essas vinhas velhas produzem o muito raro vinho do Porto Vintage Vargellas Vinha Velha. As uvas utilizadas para fazer o vinho do Porto Vintage Vinha Velha representam uma seleção muito restrita de fruta das videiras mais antigas. Considerando que as parcelas de Vinha Velha, juntas, representam mais de 15 por cento da produção total da propriedade, as uvas utilizadas para o vinho do Porto Vintage Vinha Velha, em geral, representam entre 1 e 2 por cento.

Os vinhos do Porto Vintage Vargellas Vinha Velha são vinhos essenciais para o colecionador, a expressão de um terroir antigo, cujas características provavelmente nunca serão reproduzidas. Como diretor técnico e enólogo principal da Taylor’s, David Guimaraens afirmou, "A característica marcante dos Portos Vintage Vinha Velha é a sua complexidade multidimensional e a sua personalidade distintiva e subtil. Esta deriva da rica diversidade de castas tradicionais plantadas nestes antigos socalcos."

Vinha Velha mais {+}
Vargellas Vinha Velha 2007
Nariz intenso e penetrante de fruta negra, chocolate preto e alcaçuz, com grande profundidade e concentração. Ler mais... {+}
Single Quinta mais {+}
Quinta de Vargellas 2005
O nariz constrói-se por cima de uma robusta fundação de ricos e potentes aromas de groselha preta, cereja e amora, entrelaçados com notas de alperce e ameixa. {+}
Taylor's