Os vencedores do 2021 Golden Vines® Diversity Scholarships foram anunciados no Golden Vines® Awards Ceremony & Dinner que teve lugar no exclusivo clube privado Annabel’s em Londres no dia 7 de Outubro.

Organizado pela Liquid Icons, os prémios Golden Vines® ,sem fins lucrativos, reconhecem os ‘melhores da indústria do vinho’, bem como angariam fundos para a Gérard Basset Foundation que financia projectos que promovem a diversidade e a inclusão em programas de educação na área do vinho, tais como o Taylor’s Port Golden Vines® Diversity Scholarships, no valor de £55,000 cada, para dois estudantes BAME (Black, Asian, and minority ethnic)/BIPOC (Black, indigenous, and people of colour) dos cursos Master of Wine ou Master Sommelier.

42 estudantes de 23 países que desejavam frequentar o curso Masters of Wine (MW) e Master Sommelier (MS) concorreram às duas bolsas que cobrem os custos do curso, dos exames e da perda de rendimento durante a frequência dos estágios profissionais organizados pela Liquid Icons em alguns dos produtores mais importantes a nível mundial.

As bolsas da Golden Vines Diversity Scholarships 2021 foram atribuídas a Angela Elizabeth Scott dos EUA e Dr Erna Blancquaert da África do Sul.

Angela Elizabeth Scott, originalmente uma advogada de direitos humanos de uma organização sem fins lucrativos, decidiu deixar o mundo jurídico para trás para se mudar para Napa e trabalhar na indústria do vinho enquanto estudava para o Wine & Spirits Education Trust Diploma. Depois de trabalhar como coordenadora de provas para Karen MacNeil, autora de The Wine Bible, e trabalhar para a Spottswoode Winery como gerente de hotelaria, Angela foi persuadida a abandonar o clima ensolarado de Napa e mudar-se para os ambientes decididamente mais frios de Hawke's Bay, Nova Zelândia, devido ao seu futuro marido enólogo. A complexidade de Hawke’s Bay Syrah e Chardonnay significava que não havia nada a fazer a não ser começar a estudar para o MW, apesar de estar mais perto do Chile de barco do que da Europa de avião. Apesar da pandemia, nada iria frustrar os seus planos de estudar, experimentar e viajar para regiões vinícolas em busca de uma carreira vinícola rica e encorpada.

“Receber a bolsa The Golden Vines Diversity significa que eu vou conseguir contactar com figuras chave e ganhar experiência que de outra maneira seria difícil. Eu espero conseguir ajudar outros a fazer o mesmo,” refere Angela.

Jancis Robinson MW, em representação do Júri, comentou: “O mundo do vinho tem uma sorte incrível em ter Angela Scott. Ex-advogada de direitos humanos, ex-coordenadora de degustação de Karen McNeil, atual estudante do Master of Wine que vendeu sua casa para pagar o curso MW. Com uma formação de grande nível. Para onde irá depois!”

A Dra. Erna Blancquaert, professora e investigadora em Viticultura no Departamento de Viticultura e Enologia e no South African Grape & Wine Research Institute na Stellenbosch University, possui três diplomas de Stellenbosch, incluindo um PhD em Viticultura. Erna foi a primeira mulher BIPOC (Negra, Indígena e de Cor) a obter o Doutoramento em Viticultura no continente africano. Compreender a videira é o que a apaixona. “Os bons vinhos fazem-se na vinha” e “a prova é soberana” são duas filosofias pelas quais Erna vive. Ela procura constantemente o conhecimento e, ao mesmo tempo, deseja partilhá-lo através do ensino e das suas interacções com alunos e discentes.

“Estou honrada e agradecida. A bolsa de estudos Golden Vines Diversity vai permitir expandir o meu conhecimento em toda a cadeia de valor do vinho, implementá-lo no meu ensino e abordar problemas globais de vitivinicultura através da minha pesquisa,” explica Erna.

Jancis Robinson MW comenta: “Quanto a Erna Blancquaert, ela pode servir de inspiração a mais de 50 milhões de sul-africanos como a primeira académica negra de vinhos. As suas conquistas são já impressionantes, e isso numa parte do mundo onde pode ser extremamente difícil familiarizar-se com o resto do mundo do vinho. É uma líder natural e defensora da verdade. Desejo-lhe todo o sucesso.”

Adrian Bridge, CEO da Taylor’s, o patrocinador da bolsa comentou: “Estamos muito satisfeitos por estar envolvido nesta iniciativa para promover a diversidade na indústria do vinho. Estamos entusiasmados em ver dois muito dignos vencedores escolhidos pelo júri. Como empresa, sempre trabalhamos em estreita colaboração com Gérard Basset e estivemos envolvidos no seu primeiro Hotel Du Vin em Winchester. Gérard foi um grande apoiante da indústria do vinho e da educação, por isso é uma honra estarmos associados ao seu nome e a este prémio tão importante”