É com grande orgulho que a Taylor’s anuncia a declaração do seu vintage clássico de 2009.
Comentando a declaração, o director-geral da Taylor’s, Adrian Bridge refere: "É com grande prazer que anuncio a nossa decisão em declarar o Vintage de 2009. Este ano produziu vinhos de enorme escala à semelhança dos icónicos vintages do início do século XX, que são vinhos feitos para durar”.
A última década foi invulgarmente abundante em grandes anos para o vinho do Porto vintage clássico. O vintage 2009 dá seguimento a uma série de três vintages extraordinários, o 2000, 2003 e 2007. Adrian Bridge faz notar que: "2009 é a quarta declaração da década. Em três séculos de história da Taylor’s, tem sido muito raro assistirmos a uma sequência de grandes vintages como esta. É ainda notável que estes quatro anos tenham produzido vinhos tão distintos mas todos, indiscutivelmente, com o estilo Taylor’s”. 2009 será recordado no Douro pelo Verão seco, baixa produção e grande concentração.
David Guimaraens, enólogo da Taylor’s, comenta: " O baixo rendimento produziu vinhos com enorme profundidade de cor e excelentes taninos. No entanto, apresentam também uma boa acidez e fruta incrivelmente complexa”.
O vintage 2009 da Taylor’s é fruto do lote dos vinhos da Quinta de Vargellas, Quinta de Terra Feita e, desde 2000, também da terceira propriedade da empresa, a Quinta do Junco, que tem feito uma pequena contribuição para o lote, sendo o caso também este ano. A baixa produtividade da vindima significa que as quantidades do Taylor’s 2009 serão mais reduzidas que as dos três últimos vintages.
A Taylor’s irá igualmente engarrafar uma pequena quantidade de Quinta de Vargellas Vinha Velha Vintage 2009. De acordo com Adrian Bridge, "Será feita uma edição muito restrita de Vargellas Vinha Velha 2009, uma boa notícia para os apreciador, entusiastas e coleccionadores de vinhos raros”.