É no dia de São Jorge, dia 23 de Abril, que a Taylor’s e mais algumas casas de vinho do Porto de referência anunciam o lançamento de um novo Vintage. O veredicto sobre o ano de 2010 é aguardado com expectativa pelos entusiastas de vinho do Porto.
 
O ano de 2010 foi produtivo no Douro e o rendimento foi relativamente elevado. As chuvas torrenciais do Inverno precedente atestaram as reservas de água no solo.
 
Como consequência as vinhas, em particular aquelas com sistemas radiculares mais desenvolvidos, não foram privadas de água apesar das condições quentes e secas que prevaleceram durante a maior parte da época de amadurecimento. A vindima foi, portanto, uniformemente saudável com bagos cheios produzindo sumo abundante.
 
Assim, 2010 produziu vinhos elegantes equilibrados e relativamente acessíveis. Contudo estes atractivos e expressivos vinhos do Porto não têm a garra e a austeridade necessárias para vir ser Vintage. Farão contudo LBV’s de grande qualidade.
 
A Taylor’s tomou assim a decisão de não engarrafar Vintage clássico nem single quinta de 2010, mas de reservar os melhores vinhos deste ano para a produção de LBV.
 
Esta decisão poderá causar alguma desapontamento nos apreciadores e colecionadores de vinho do Porto, mas a boa noticia é que, apesar de algumas capacidades já estarem esgotadas, ainda há stocks disponíveis do excecional Taylor Vintage 2009, um dos melhores vintages clássicos recentes, e também uma pequena quantidade do raro vintage Taylor’s Quinta de Vargellas ‘Vinha Velha’ 2009.