Com muitas regiões da Europa a registar condições de secura, no Douro a vinhas estão em perfeitas condições com o ‘Pintor’ bem encaminhado. O crescimento e o vigor das vinhas está equilibrado e as sebes apresentam-se verdejantes.
 
A precipitação no outono de 2014 foi crucial para este ano muito seco, permitindo que as vinhas consigam resistir ao verão quente, até à data. O ano vitícola, pelas nossas estimativas, está antecipado cerca de duas semanas, devido às condições quentes e secas desde o início da Primavera. 
 
Uma excelente indicação segundo o nosso viticólogo, António Magalhães, do desenvolvimento das nossas vinhas é a casta Touriga Nacional, que é tardia e já apresenta uma cor roxa profunda.
 
Comentando sobre o ano de crescimento, David Guimaraens refere que:, "As condições são semelhantes às de 2011. Os dois anos experimentaram primaveras e verões quentes e secos, tendo contudo o inverno que precedeu 2011 sido mais pluvioso. As reservas de agua no solo estão boas por isso esperamos uma boa vindima, que começará mais cedo que o habitual.
 
Esperamos iniciar a vindima na última semana de Agosto na nossa adega da Quinta da Nogueira.