Uma grande tempestade de chuva atingiu a região do Douro na última sexta-feira, o que fez cair 34 mm de chuva no Pinhão. Este foi apenas o segundo dia de chuva desde Maio. Foi o marco de mudança das condições muito quentes e secas que tivemos até agora para um clima mais típico de Outono. A chuva continuou no sábado, no domingo já não choveu tanto, mas mais chuva é esperada nesta terça e quarta-feira.
A Taylor's Port conseguiu completar mais de metade da colheita nas ideais condições quentes que prevaleceram. Também já estávamos de sobre-aviso para uma semana de tempestade iminente e, portanto, concentramo-nos em vindimar as vinhas mais antigas que tendem a produzir os vinhos mais concentrados. O resultado foi que alguns vinhos do Porto jovens excepcionais foram feitos com uma boa intensidade de sabor e cor.
Embora a chuva da última sexta-feira terá sido na sua maioria absorvida pelo solo muito seco, espera-se que as chuvas da próxima terça e quarta-feira chegarão às uvas e começarão a diluí-las. Temos estado focados, portanto, em colher as uvas o mais rapidamente possível.
O último ano em que tivemos condições semelhantes foi em 1992 - um ano que se destacou pela sua pequena produção de excelentes vinhos do Porto Vintage. No entanto, vamos esperar até Fevereiro, o momento em que normalmente avaliamos o ano anterior, para determinar o quanto do que aquilo que fizemos pode mais tarde ser considerado por nós digno de ser engarrafado como um vinho do Porto Vintage.