Vale Douro Vale do Douro Vale do Douro

A Região do Douro

The Douro Valley The Douro Valley

A região do Douro, local de nascimento do vinho do Porto, é uma das mais antigas e mais belas regiões vinícolas europeias. Há dois mil anos que aqui se produz vinho.

Em 1756, o Douro tornou-se na primeira das grandes regiões vinícolas clássicas a ser legalmente demarcada. As suas vinhas foram exaustivamente  classificadas no ano seguinte, quase um século antes que as de Bordéus.

Separada da zona litoral e do seu clima tempera do pela Serra do Marão que a protegedos ventos carregados de chuva que sopram do Atlântico, a região do Douro tem um clima caracterizado por verões quentes e secos e invernos rigorosos. A sua paisagem selvagem e montanhosa é dramática em escala e, até há relativamente pouco tempo, grande parte da região era distante e inacessível.

A maioria das melhores vinhas estão plantadas nas encostas íngremes que bordeiam o rio Douro e os seus afluentes, tais como os rios Pinhão, Távora Torto. Cerca de dois terços da área de vinha está plantada em encostas com inclinação superior a 30% e a região duriense é a única área produtora de vinho no mundo onde se pratica a viticultura de montanha de clima quente.

A Seguir: Paisagismo das vinhas >>

Saiba sobre... mais {+}
As Castas
Existem cinco ou seis castas que são utilizadas na produção do vinho do Porto. Descobre quais são e como produzimos o vinho do Porto Taylor's. {+}
Viticultura mais {+}
Viticultura Sustentável
Na Taylor’s estamos empenhados em proteger o ambiente e equilíbrio ecológico das nossas vinhas e da região do Douro. Ler mais... {+}
Taylor's