Geral 2 Geral Geral 3

Conselhos de Compra

Nenhuma coleção de vinhos séria pode considerar-se completa se não tem, pelo menos, alguns vinhos do Porto Vintage das melhores casas de vinho do Porto.

Pode-se dizer que o vinho do Porto Vintage é o vinho supremo de todo colecionador. A sua capacidade para envelhecer é lendária, sobrevivendo à maioria dos outros vinhos com que partilha a garrafeira. A sua resiliência e longevidade significa que - pelo menos no caso do vinho do Porto Vintage de uma casa muito conhecida como a Taylor ´s – o vinho irá manter o seu valor no tempo e inclusive aumentá-lo, desde que devidamente armazenado. O vinho do Porto Vintage tem também outra característica importante para qualquer colecionador: a sua raridade.

O vinho do Porto Vintage só é feito nos melhores anos e representa uma proporção muito pequena da colheita. É selecionado de entre os melhores vinhos provenientes de uma série de quintas famosas, a maioria das quais pertencem às próprias casas de vinho do Porto. Nas últimas décadas, apenas cerca de três a cada dez anos têm sido declarados "vintage”.

Em média, o vinho do Porto Vintage representa menos do 1% do total de vendas de vinho do Porto. A quantidade de Porto Vintage engarrafado por cada uma das casas de topo também é relativamente pequena. Com o passar do tempo, a medida que as garrafas vão sendo consumidas, um Porto Vintage torna-se cada vez mais raro. A tendência para beber os vinhos do Porto Vintage quando são jovens faz com que estes vinhos se tornem numa raridade muito mais rapidamente do que ocorria no passado.

Como seria de esperar, os vinhos do Porto Vintage das casas famosas são necessariamente bastante caros. No entanto, são muito mais acessíveis do que a maioria dos vinhos icónicos de outras regiões vinícolas clássicas, inclusive muito mais acessíveis do que muitos vinhos que obtêm pontuação e classificações mais baixas. Em particular, os vinhos do Porto Vintage têm um bom valor se forem comprados quando são lançados no mercado, oportunidade em que se aplicam preços e condições especiais de "declaração”.

Devido à sua extraordinária capacidade para envelhecer, o vinho do Porto Vintage representa um investimento seguro, sendo que o seu valor tenderá a crescer a medida que o vinho envelhece, especialmente se o vinho foi elaborado por uma das casas de topo como a Taylor’s e se o vinho provém de um bom ano. 

A tradição de deixar uma pipa de vinho do Porto a cada filho já não é comum, mas comprar uma caixa de vinho do Porto Vintage do ano do nascimento dos filhos, ou mesmo para os afilhados, é ainda muito popular – particularmente nos países com uma longa tradição de Porto Vintage, como o Reino Unido.

Quando comprar vinho do Porto Vintage, é muito importante conhecer a proveniência do vinho. Sempre que possível, tente comprar através de um comerciante de vinhos confiável e que seja conhecido. Os comerciantes de vinho de longa data geralmente têm um relacionamento direto com a extensa cadeia de distribuidores da Taylor´ em todo o mundo, garantindo a proveniência do vinho e, portanto, a qualidade.

O mesmo tipo de análise deverá ser feito se estiver interessado num lote de Porto Vintage vendido em leilão.

Vinho do Porto mais {+}
Tawny 10 Anos
Opulento e elegante, combina delicadas notas de madeira com ricos aromas de fruta madura, sendo engarrafado para o consumo imediato. {+}
Receitas mais {+}
Molho Cranberry
A receita é muito simples e incluí um pouco de vinho do Porto que lhe dá um toque muito especial e faz com que todos queiram mais um bocadinho. {+}
Outras Receitas
Vinho do Porto mais {+}
Late Bottled Vintage
O LBV foi desenvolvido como uma alternativa de alta qualidade do Porto Vintage. A ideia foi criar um vinho mais acessível e para o consumo imediato, que pudesse ser bebido no dia-a-dia. Ler mais... {+}
Faça a Sua Reserva! mais {+}
Visite as caves
Taylor's