Vargellas Vinha Velha

Os vinhos da Quinta de Vargellas formam tradicionalmente a "espinha dorsal” do lote de vinho do Porto Vintage Taylor´s. Esta extraordinária propriedade, reconhecida como uma das melhores vinhas do mundo, foi adquirida pela Taylor’s em 1893, embora a sua reputação como fonte dos melhores vinhos do Porto remonte à década de 1820. 

Localizada no Douro Superior, Vargellas é conhecida pelos seus vinhos elegantes e perfumados, caracterizados pela sua fruta delicada e focada e pelos seus taninos vigorosos bem equilibrados. É também conhecida como a fonte de um dos vinhos do Porto Vintage mais raros e de maior interesse para os colecionadores, o Vargellas Vinha Velha, produzido em quantidades muito pequenas, a partir das vinhas mais antigas na propriedade.

As parcelas em socalcos que contêm as vinhas mais antigas da propriedade e contribuem para mais de 15% da produção total da quinta. O vinho do Porto Vintage Vargellas Vinha Velha é produzido a partir de uma seleção muito limitada da produção dessas vinhas velhas, a qual raramente representa mais de 2% da produção total da propriedade.

O Vargellas Vinha Velha é produzido a partir de uvas selecionadas provenientes de cinco parcelas individuais de vinha velha: Polverinho, Renova do Depósito, Renova do Armazém, Gricha e Vinha Grande. A idade das videiras destas parcelas varia entre aproximadamente os 80 e os 120 anos. Cada parcela, que é vindimada de forma individual, origina vinhos com o seu próprio caráter distinto e contém uma ampla seleção de castas onde nenhuma delas predomina. A exceção é a vinha Polverinho, que foi o local da primeira plantação por castas, experiência realizada pelo sócio da Taylor´s Dick Yeatman em 1927; um trabalho pioneiro que serviu de base para a completa compreensão das castas clássicas do Douro por parte da empresa.

O Vargellas Vinha Velha pode muito bem ser, de entre todos os vinhos do Porto Vintage, o mais difícil de encontrar e o que mais interesse desperta entre os colecionadores. Apenas seis vinhos do Porto vintage Vinha Velha têm sido lançados até hoje. Os vinhos do Porto Vintage Vinha Velha são vendidos através de um rigoroso sistema de alocação e, para permitir que as quantidades muito pequenas sejam distribuídas da forma mais abrangente possível, é acondicionado unicamente em caixas de três garrafas.

O caráter dos vinhos do Porto Vintage Vargellas Vinha Velha é único e o interesse que estes vinhos despertam nos colecionadores reside, não só na sua magnífica qualidade e raridade, mas também no facto de representarem uma parte da história do vinho do Porto, a expressão de um terroir antigo cujas características provavelmente nunca poderão ser reproduzidas.
Taylor's