Quando servir Porto Quando servir Porto

Quando servir

O vinho do Porto é muito versátil e pode ser harmonizado com muitos tipos de alimentos. Comummente é servido no final da refeição, com uma seleção de queijos e frutos secos. Pode, no entanto, ser servido como um delicioso aperitivo, como é o caso do Taylor’s Chip Dry com água tónica.

Esta secção pretende alargar os seus horizontes e a sua apreciação deste fantástico vinho - e considerar os diferentes estilos de vinho do Porto, combinados de formas que talvez nunca antes tivesse pensado.

Vinhos do Porto Vintage 

As nozes são um excelente acompanhamento do vinho do Porto Vintage, assim como os queijos azuis e outros queijos de sabor intenso. As frutas secas, como os damascos e os figos, também harmonizam muito bem. Alternativamente, pode beber-se sozinho, apreciando os seus ricos e complexos sabores num cálice não muito pequeno e rodeado de boa companhia.

Vinhos do Porto Tawny Ricos e Complexos

Estes incluem os magníficos vinhos do Porto Tawny 10, 20, 30 e 40 anos, cujos deliciosos aromas a frutos secos, caramelo amanteigado e madeira fina de carvalho se fazem mais intensos quanto mais tempo tenham envelhecido em madeira. Quando servidos ligeiramente refrescados, harmonizam lindamente com o caráter rico e frutado de um Comté ou de um Pecorino amadurecido - se estiver a servir queijo - ou com uma sobremesa – experimente uma tarde de amêndoa, uma torta de noz ou um leite creme queimado. Ou melhor do que isso, com um crumble de maçã com gelado de baunilha.

O vinho do Porto 20 Anos tem uma maravilhosa acidez e harmoniza lindamente com foie gras e pão brioche no início de um delicioso jantar.

Vinhos do Porto Encorpados e Frutados

Estes vinhos incluem os vinhos do Porto Ruby, os vinhos do Porto Reserva e os Late Bottled Vintage. Embora ofereçam diferentes graus de complexidade e sofisticação, estes vinhos do Porto partilham uma cor vermelha profunda e jovem, assim como intensos sabores frutados que lembram cereja, amora e groselha preta.

Final perfeito de qualquer refeição, estes vinhos não precisam de ser decantados. Com a sua diversidade de sabores, proporcionam uma riqueza de oportunidades para harmonizá-los com queijo – muitas mais do que as que pode oferecer qualquer outro vinho. Considere um cremoso Pont L’Evêque ou um Brie de Meaux com o Taylor´s First Estate, um Cheddar artesanal com o Taylor´s Select, ou um denso e acídulo Valençay ou Crottin de Chavignol com um Late Bottled Vintage.

Mas não sinta que fica por aí. Se gostar mais de doces do que de salgados, experimente uma sumptuosa tarte de chocolate ou uma mousse de chocolate preto com frutos silvestres. Sublime!

Vinhos do Porto Brancos

São elaborados da mesma forma que os vinhos do Porto convencionais, mas utilizando uvas brancas em vez de tintas. O melhor é servi-los frescos como aperitivo. Ou bebê-los como o fazem os convidados que visitam a Quinta de Vargellas, uma das propriedades da Taylor´s: sirva o vinho do Porto Branco num copo alto com gelo, adicione água tónica e uma folha de  menta fresca. Acompanhado de azeitonas ou amêndoas salgadas é a bebida de verão perfeita.

Os vinhos do Porto Brancos da Taylor´s são excelentes para regar uma sopa quente; adicionam uma maravilhosa profundidade à sopa de um frio dia de inverno.
Apreciar mais {+}
Associações Gastronómicas
Vinho do Porto é delicioso servido como aperitivo, com a sobremesa ou no final de uma refeição. Escolher o vinho certo não é complicada, basta seguir o seu próprio gosto e o nosso simples guia. {+}
Vinho do Porto mais {+}
Tawny 10 Anos
Opulento e elegante, combina delicadas notas de madeira com ricos aromas de fruta madura, sendo engarrafado para o consumo imediato. {+}
Porto Vintage mais {+}
O que é o Porto Vintage?
O vinho do Porto Vintage é um dos vinhos mais icónicos do mundo e é produzido apenas nos melhores anos. {+}
Vintages Recentes
Faça a Sua Reserva! mais {+}
Visite as caves
Taylor's