Vinho do Porto e Chocolate Porto e comida

Associações Gastronómicas

As mais perfeitas harmonizações de vinhos e comida estão intimamente ligadas. Ostras frescas com um Muscadet crocante ou um suculento estufado de carne com um Barolo encorpado. No entanto, toda a regra tem as suas exceções, acabando estas frequentemente por traduzir as harmonizações mais interessantes.

Tomemos como exemplo o vinho do Porto e queijo. Os perfis de sabor do queijo salgado e do vinho do Porto doce, ambos suficientemente fortes para não se deixar ofuscar pelo outro, caem nos extremos opostos do espectro do sabor, atuando de forma complementar, mais ou menos como um bom casal!

Contrastar sabores é apenas uma das possibilidades da experiência maravilhosa de harmonizar vinho e comida. Esta secção tem por objetivo oferecer algumas sugestões de harmonização que farão que este estilo de vinho incrível mal possa esperar pelo prato.

Sabe-se que em algumas partes do mundo o vinho do Porto é bebido ao longo de toda a refeição. No entanto, isto é um pouco extremo. A nossa sugestão é: os momentos chave para o consumo são aqueles nos quais é possível apreciar os perfis de sabor que cada um dos vinhos do Porto pode oferecer.

Não se limite a beber vinho do Porto apenas nos meses mais frios. Considere os diferentes estilos de vinho do Porto e verá que pode beber Porto os doze meses do ano. Não deixamos de beber vinhos tintos no verão nem vinhos brancos no inverno; então por que deveria ser diferente com o vinho do Porto?

A Seguir: Vintage >>

Porto Vintage mais {+}
O que é o Porto Vintage?
O vinho do Porto Vintage é um dos vinhos mais icónicos do mundo e é produzido apenas nos melhores anos. {+}
Vintages Recentes
Servir mais {+}
Decantar o Vinho do Porto
Não é sempre necessário decantar um vinho do Porto. Depende do estilo que está a servir. Descobre que os vinhos do Porto devem ser decantadas e o melhor método para fazer. {+}
Taylor's